10 dicas para fazer brainstorm do jeito certo

0
367

Brainstorm, sabe o que é? É um método para trocar ideias de maneira organizada, em ambiente relaxado, onde os participantes são estimulados a contribuir para se chegar a uma solução comum de um problema, simples ou complexo, de forma criativa.

Inovação, esse é o resultado esperado pelas empresas que praticam brainstorm, uma técnica que aborda práticas descontraídas para encontrar soluções. Mas também é um processo estruturado, que encoraja as pessoas a participarem do processo de criação e desenvolvimento de ideias.

Se você quer gerar soluções originais para você ou para sua empresa, é preciso observar algumas orientações básicas para facilitar o processo e gerar ainda mais ideias. Confira 10 dicas para fazer um brainstorm.

1 – Pense no local – O ambiente faz toda diferença na geração de novas ideias e deve ser confortável, bem iluminado, e conter todas as ferramentas necessárias. Espalhe canetas, tenha lápis de todas as cores e bloquinhos de papel. Uma lousa ou um flipchart com pinceis também pode ajudar muito.

2 – Alinhe o conhecimento - Antes de começar, é preciso que todos saibam do que se trata. Brainstorm não é só a criação de uma lista de ideias. É uma dinâmica e tem algumas regrinhas para funcionar bem. E para que ele funcione, é preciso que todos saibam “as regras do jogo”.

3 – Tenha um planejamento – Uma reunião para geração de ideias pode contar com organização. Proponha atividades diferenciadas, tenha um horário para terminar e determine os papéis essenciais. Uma caminhada, exercícios de relaxamento e alongamentos. Tarefas simples podem ajudar a equipe a “pensar fora da caixa” e ter muitas ideias criativas.

4 – Defina o tema – Sim, a liberdade é válida. Mas o brainstorm serve a algum propósito, à solução de alguma questão. Por isso, deixe bem claro qual é o problema a ser resolvido. Se todos souberem o que precisa mudar, o processo ficará mais fácil. Para isso, você pode usar perguntas.

5 – Trabalhe com um grupo diversificado –Se todas as pessoas do grupo tiverem a mesma posição sobre o tema tratado, não haverá geração de ideias. Então, una pessoas com opiniões diferentes. Quanto mais cabeças pensando, mais criativo será o processo.

6 – Escolha um facilitador – Muitas pessoas, ideias diferentes sendo discutidas. A chance de perder o foco é grande. Por isso, é sempre bom ter um facilitador, para observar tudo e manter o foco, a liberdade e, ao mesmo tempo, a ordem.

7 – Abrace todas as ideias –
O brainstorm é um momento para “viajar nas ideias”. Não significa que todas serão uteis ou ajudarão a solucionar o problema. Mas é importante deixa-las acontecer. Mesmo que pareçam absurdas, elas podem ajudar a encontrar a solução adequada.

8 – Não se apegue – O brainstorm serve para gerar ideias e não para discutir uma ideia fixa. Mantenha o foco e amplie a discussão sempre que alguém se apegar a uma proposição, como se ela fosse a única solução possível para o problema.

9 – Registre tudo – Para aproveitar as sugestões, coloque todas as ideias levantadas no papel. É interessante que alguém do grupo fique responsável pelo registro. Assim, será possível avaliar todas as ideias para solucionar o problema após o brainstorm.

10 – Analise as ideias –
De nada adianta gerar ideias se elas não servirem para nada. O brainstorm é uma técnica para encontrar soluções. Então, analise as ideias geradas, compile as proposições e use as que representam soluções para o problema.

Que tal testar uma reunião de brainstorm hoje mesmo?

O brainstorm pode ajudar a criar muitas ideias inovadoras e soluções radicais para problemas. Ele também encoraja o comprometimento e engajamento da equipe com as causas da empresa e ajuda a melhorar o ambiente com descontração e confiança entre as pessoas.

Aproveite esta técnica para encontrar as soluções que precisa. Acompanhe nossas indicações abaixo e nossas novidades.

Baixe grátis

Acesse mais informações sobre Brainstorm, no manual Ideação do Guia Essencial para Novos Empreendedores do Sebrae Minas
Volume Ideação – Guia Essencial para Novos Empreendedores

Treine suas habilidades

Aprenda a desenvolver Ações inovadoras para os negócios e para a vida.
Curso de criatividade online